Fundada em 1925 pelo casal Adele e Edoardo Fendi, a marca se especializou, desde o começo, nos icônicos acessórios Fendi feitos à mão com os melhores couros made in Italy. Em um culto a tradição, bolsas, pastas executivas, valises, malas e artigos de couro são criados tomando como inspiração o passado com adição da qualidade e refinamento de seguir a evolução em seu design único e incomparável. Made by hand (feito à mão), é um dos essenciais elementos genuínos da Fendi, detalhes que nos remetem a preciosidade de cada peça na coleção, confeccionados inteiramente de modo artesanal, com o mesmo cuidado com que em 1925 um grande seleiro romano colocou o logotipo de prata nas bolsas criadas por Adele Fendi.
Para se ter uma ideia deste processo, apenas três artesãos são capacitados para confeccionar à mão uma bolsa Baguette, que demora aproximadamente 12 dias para ficar pronta. Hoje, no Palácio Fendi, a magnífica loja da label em Roma, compradores do mundo todo se debruçam sobre criações como as bolsas Peekaboo e Spy, produzidas por artesãos da Toscana, com as mais suaves peles e com versões sob medida, que chegam a custar até £25 mil. É possível encontrar ainda hoje, nos ateliês romanos da Fendi, profissionais com mais de 40 anos na empresa. Os fornecedores também continuam imutáveis – artesãos do eixo Roma-Florença – sem nenhuma concessão da linha de produção a países asiáticos.
Lançada em 1997 a Baguette (pequena bolsa retangular e simples), uma criação de Silvia Venturini, dois anos depois se tornou a bolsa mais vendida no mundo. O nome surgiu por acaso, quando, em seu lançamento, no outono, alguém comentou que o modo certo de usá-la era debaixo do braço, da mesma maneira que os franceses carregam o referido pão - e não como uma bolsa de mão. Até hoje, mais de 1.000 modelos e versões, utilizando diferentes materiais (de crocodilo a cashmere, com gravações em relevo, metal, pele, pedras, seda, jeans, cristais e diamantes), foram criados para esta linha de bolsa da marca italiana, que chegam a custar mais de US$ 30 mil em suas edições mais exclusivas. A icônica bolsa, que na verdade introduziu o conceito de “it bag” (a Baguette), já vendeu mais de 1.2 milhões de unidades desde seu lançamento. em 2011 foi criada a bolsa Fendi Mini-Baguette, mais macia e cilíndrica que o modelo tradicional.
Em 2009 temos o lançamento oficial da bolsa Peekaboo Fendi. Assim que lançada, se tornou um verdadeiro hit, estando acoplada no braços de mulheres influentes e importantes, como Bianca Brandolini, Olivia Palermo e Jennifer Lopez. Uma curiosidade sobre essa bolsa é que ela possui um forro tão lindo por dentro que algumas pessoas tem usado a mesma aberta! Ela também pode ser encontrada para comprar em três diferentes tamanhos e feitas em materiais e texturas diferentes.
Em 2012 temos o lançamento da 2Jours, um modelo muito mais minimalista e prático de bolsas da Fendi que, rapidamente, se tornou um verdadeiro sucesso. O revestimento é feito em couro de altíssima qualidade e conta com dois tipos de texturas diferentes: aquela que recobre as laterais (lisa) e a que pertence ao centro da bolsa (com texturas). Ela é o modelo ideal de bolsa para quem precisa carregar tudo sem perder o requinte. É uma bolsa para ser carregada nas mãos. Em 2013, a marca lançou o Fendi Buggies, pequenos monstrinhos felpudos que servem para pendurar em mochilas, bolsas Fendi.
Em 2005 foi o lançamento oficial da bolsa Spy Fendi, que rapidamente se transformou em um fenômeno entre as celebridades mundiais.