Um homem discreto e encantado pela arte em todas as suas manifestações. Assim podemos descrever o criador da marca Dior, Christian Dior. Em 1946, o primeiro ateliê da marca foi inaugurado na Avenida Montaigne, número 30, em Paris. Já o lançamento da primeira coleção foi em 12 de fevereiro de 1947, data que marca o início de tudo. O conjunto de peças foi batizado como New Look por uma revista norte-americana.
As peças surpreenderam bastante as pessoas da alta sociedade. Isso porque, ao contrário de outras marcas que seguiam tendências mais “simples”, como a Chanel, Christian Dior quis dar um toque de luxo e extravagância para as mulheres. Assim, as saias eram compridas, com grande volume e, além disso, estilo plissado. Casacos de seda, sapatos de salto alto, tailleurs de cintura bem marcada e as icônicas bolsas fazem da Dior uma das principais grifes de luxo do mundo.
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Bolsa Lady Dior
A bolsa Lady Dior é sem dúvida a bolsa mais famosa da casa de alta costura francesa, que até sua criação ainda não tinha um modelo realmente marcante. No entanto, ela nasce em 1994 sob um nome diferente: “Chouchou”. A intenção é que ela tivesse uma identidade forte e traduzisse a elegância da Maison. Para transmitir a inspiração couture, o couro era trabalhado em matelassé e em pespontos cannage, uma homenagem à história da Maison inspirada na cadeira de Napoleão III, utilizada por Christian Dior em seu primeiro desfile, em 1947. Os berloques em ouro ou prata fina também eram uma característica do modelo, que juntos soletravam Dior, levavam vários banhos para que não perdessem seu brilho ao longo do tempo.
Apesar de ter sido um sucesso de vendas antes disso, foi a Princesa Diana que tornou a bolsa um ícone. Tudo começou em setembro de 1995, quando a primeira dama francesa, Bernadette Chirac, presenteou a Princesa de Gales com a mais nova bolsa de Christian Dior, na cor preta. De tão apaixonada pelo modelo, Diana encomendou todas as versões possíveis do modelo “Chouchou”. Como a Princesa Diana era uma das mulheres mais fotografadas no mundo, era inevitável que a bolsa Dior fosse capturada em várias dessas imagens – e é exatamente o que aconteceu. Em novembro, a bolsa apareceu numa visita à um orfanato em Birmingham, e algumas semanas mais tarde em uma viagem à Argentina. A Maison Dior decidiu então renomear a bolsa em homenagem à princesa – e nascia assim a icônica Lady Dior.
Em pouco mais de 20 anos de história, “Lady Dior” sofreu poucas alterações, ganhando principalmente novos tamanhos, materiais, cores e até estampas a cada temporada. Após homenagear a Princesa Diana, o desafio da Maison era associar o modelo a personalidades que traduzissem as características clássicas e elegantes da bolsa. Assim, Mônica Bellucci, Diane Krueger e Carla Bruni já representaram a grife nas campanhas da Lady Dior.
Bolsa Dior Saddle
A Dior Saddle, bolsa de grife francesa que tem o formato de sela (saddle, em inglês), é a nova it-bag do momento e já virou queridinha das fashionistas de todo o mundo. Mas ela não é exatamente uma novidade: o modelo, que foi desfilado na apresentação de outono/inverno 2018 da marca, na verdade não é uma criação de Maria Grazia Chiuri, a estilista da Dior, e sim de John Galliano. O modelo é tão importante para a história da marca que na estréia do estilista Kim Jones na linha masculina da marca, em junho, ela apareceu em versões modernas pensadas para homens, como em mochilas, bolsas cruzadas e pochetes.
Existem dois modelos da nova Saddle: a normal e a mini, e podem ser em couro liso, ou com o icônico monograma da Dior ou as mais diferentes, com estampas coloridas e bordados de miçangas - mas sempre com as letras CD no final das alças e o D pendurado no feixo. As mais modernas estão usando-a com alças avulsas, com bordados, franjas e pedrarias, outra tendência do momento.
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