Provavelmente você já ouviu falar da moda sustentável, um assunto importante que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo fashion.

Também chamada de eco fashion, a moda sustentável segue uma série de processos para que a sua produção auxilie a preservação do meio ambiente. Dessa forma, uma das maiores preocupações das empresas e clientes do mercado da moda é a sustentabilidade, pois é um dos fatores que influencia diretamente nas vendas, já que o consumidor está mais consciente, se preocupando com a origem das matérias-primas e com os processos de fabricação.

Por isso, o @cansei_vendi vai te explicar hoje um pouco mais a respeito da moda sustentável e te contar quais são principais marcas eco-friendly do mercado de luxo.

A MODA SUSTENTÁVEL NO MERCADO DE LUXO

As marcas da moda de luxo estão se adaptando às mudanças de comportamento do consumidor e tornando a sua cadeia produtiva muito mais sustentável e atraente. Elas buscam alternativas para que a moda seja cada vez mais ética e benéfica ao meio ambiente.

A Kering, holding francesa sediada Paris, que possui grandes marcas do mercado de luxo como Gucci, Alexander McQueen, Stella McCartney, Saint Laurent e Balenciaga, tem um Departamento de Sustentabilidade, comandado pela francesa Marie-Claire Daveu. Em seus 4 anos de gestão na Kering, ela revolucionou a forma de enxergar a moda sustentável: erradicou o uso de PVC de 99,8% dos produtos da holding e criou uma espécie de biblioteca têxtil apenas com tecidos de fontes sustentáveis. 

Ademais, no começo de 2016, a Kering reduziu 11% das emissões de carbono e 19% do uso de água, além de utilizar energia renovável em 24,5% dos seus processos de produção. De acordo com Marie-Claire, o segredo para trabalhar a moda sustentável dentro do mercado de luxo é a inserção desse tema nas ações das empresas, que deve se tornar um pilar fundamental dos negócios. Uma marca com valores éticos possui muito mais credibilidade no mercado de luxo, por isso grandes empresas, como a Kering, estão adotando a sustentabilidade em seus processos produtivos. 

Muitas grifes estão apostando na sustentabilidade em seus processos de fabricação, veremos alguns exemplos a seguir. A Zara anunciou que até o ano de 2025 pretende utilizar somente tecidos sustentáveis na confecção das suas peças; a Gioconda Clothing investe nas fibras naturais, como o algodão orgânico, para confeccionar suas lingeries e as embalagens são feitas a partir de retalhos de tecido; a californiana Reformation é uma das marcas mais eco-friendly dos Estados Unidos, suas peças são produzidas com tecidos sustentáveis e reciclados, e suas fábricas usam somente energia eólica. 

Não podemos falar desse tema sem mencionar a Stella McCartney, uma das marcas pioneiras da moda sustentável, que tem ações sustentáveis desde a sua criação. A grife é vegetariana e todos os produtos são feitos com tecidos de matérias-primas sustentáveis, como nylon e poliéster reciclados e algodão orgânico. 

De uma forma geral, notamos como as Labels têm inovado para produzir um produto de qualidade, respeitando o meio ambiente, e a criação de políticas de sustentabilidade na indústria da moda apenas reafirma a relevância que a moda sustentável possui nesse segmento.

E O CONSUMIDOR? COMO PODE AJUDAR A MODA SUSTENTÁVEL? 

Quando procuramos saber a origem das nossas roupas, bolsas e sapatos, já estamos consumindo com um pouco mais de consciência e, consequentemente, contribuindo para o bem do nosso planeta. Por isso, é importante escolher marcas eco-friendly com o objetivo de exercer esse consumo consciente. Hoje em dia, grande parte dos consumidores estão dispostos a gastar mais em marcas que priorizam a moda sustentável e isso é um reflexo da conscientização da preservação do meio ambiente.

Outra forma de contribuição é o incentivo à prática do consumo em brechós online, como o @cansei_vendi. O mercado second hand é uma forma de exercer a moda sustentável da forma mais prática possível! O reaproveitamento das peças contribui para a preservação do meio ambiente e gera menos resíduos. Você ainda tem a oportunidade de encontrar itens de luxo seminovos que passaram por um excelente trabalho de curadoria e controle de qualidade, pois temos um compromisso com a autenticidade de todas as nossas peças. E o melhor de tudo é que você faz isso online, sem precisar sair de casa!

No @cansei_vendi você tem acesso aos artigos de luxo das marcas mais desejadas do mundo e, muitas vezes, exclusivos! Muitas vezes temos peças que já saíram da loja e que você só encontra aqui. Além da compra, você ainda pode se desfazer de peças que não são mais do seu interesse, mas que você certamente sabe que elas ainda têm muito valor. Aguarde, no próximo post blog vamos te contar com detalhes como funciona esse processo de revenda.

No mais, esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que continue praticando a moda sustentável!

 

You May Also Like

4 comments

Avatar
Reply

Like!! I blog quite often and I genuinely thank you for your information. The article has truly peaked my interest.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *