A revista Vogue, uma das maiores e mais conceituadas revistas de moda no Brasil, apontou o universo de Resale como uma tendência de consumo que deve crescer 414% nos próximos cinco anos.

Por conta disso, a revista começou um especial intitulado #vogueresale, e o @cansei_vendi apareceu como um dos maiores marketplaces do segmento. Para entender mais sobre isso, acesse aqui o link do post da revista VOGUE BRASIL, publicado no seu perfil do Instagram, em 23/07/2020. 

Investir em peças de segunda mão é uma das maiores tendências de consumo sustentável hoje — prática que nosso brechó de luxo, o @Cansei_Vendi já incentiva desde 2014, quando se tornou uma plataforma online de compra e venda, que reúne as principais e melhores marcas de artigos de luxo do mundo. 

Nosso brechó de luxo é, hoje, um dos maiores marketplaces do segmento, e o nosso site já movimentou a compra e venda de mais de 6 mil itens de luxo. Nosso diferencial é o duplo aval de autenticidade para cada peça, para isso, nós contamos com a empresa americana Real Authentication, uma das melhores no seguimento de autenticação.

“Além disso, acabamos de criar a sessão “New But Sustainable”, dedicada a peças nacionais criadas a partir de processos que não agridam o meio ambiente. O que alguns consumidores talvez não saibam é que a moda tem um enorme impacto no meio ambiente de várias maneiras, principalmente na forma de grande consumo de água, toxinas produzidas e resíduos criados que entram no aterro.”

As pessoas não percebem o quanto os produtos têxteis são prejudiciais quando você os joga no lixo, que são considerados os produtos mais prejudiciais depois do alumínio no fluxo de resíduos domésticos, devido às toxinas que vazam deles. As fibras naturais levam centenas de anos para se decompor e as sintéticas como o poliéster são projetadas para não se decomporem.

Nesse contexto, a moda sustentável é um movimento que busca uma melhoria nos processos de consumo na indústria da moda. Para reverter o alto nível do desperdício de roupas, todos nós devemos ter mais consciência daquilo que estamos consumindo; porém, existem muitas dúvidas a respeito desse assunto, porque há muitas complexidades. 

“A cobertura de sustentabilidade voltada para o consumidor geralmente se concentra em notícias éticas e ambientais desastrosas ou no comportamento futuro de compras, o que pode nos deixar impotentes para fazer a diferença como indivíduo ou confusos sobre como consumir de forma mais sustentável”, disse Brooke Roberts-Islam, especialista em sustentabilidade. Há, no entanto, pequenas mudanças que podem ser um ótimo início: realizar compras em brechós de luxo, por exemplo.

Confira a seguir algumas dicas importantes para aderir à moda sustentável e ao consumo consciente.

Prolongue a vida útil das roupas

Se você pode aumentar o ciclo de vida de uma peça de roupa, seja reutilizando-a, doando-a para instituições de caridade, vendendo para brechós de luxo ou trocando-a com amigos da família, isso é uma grande coisa a se fazer. Pratique a moda sustentável!

Compre de forma mais inteligente

Compre mais em brechós de luxo, pois assim você estará estendendo novamente o ciclo de vida das roupas. Além disso, procure itens originais e de boa qualidade que provavelmente sejam mais duráveis ​​e compre essas peças, se puder.

Cuide bem de seus itens

Lave-os a temperaturas mais baixas para que as cores não desbotem tão rapidamente e descubra como consertar suas roupas. Costurar é uma coisa muito fácil de aprender e não é difícil conseguir uma agulha e linha. Além disso, pense em apoiar e exigir outros tipos de fibras, como seda e têxteis, feitas de bambu, que têm menos impacto ambiental. 

Quando as roupas são danificadas, as pessoas pensam que não são boas para ninguém e as colocam na lixeira, mas a indústria de reciclagem de tecidos pode lidar com itens danificados. Se você colocar algo em um banco têxtil, ele será reprocessado e depois aumentado ou diminuído.

Brechós de luxo

Consumir em brechós de luxo é uma ótima maneira de fazer suas roupas irem além e reduzir sua necessidade de comprar novos itens, por exemplo.

Nos brechós de luxo você encontra peças de qualidade e que podem durar por anos, caso sejam bem preservadas. Além de ser uma maneira sustentável de consumo e ser boa para o meio ambiente, também resulta em roupas únicas que você não encontra mais nas lojas físicas. Quando você decide comprar as peças seminovas dos brechós de luxo você automaticamente diz não ao desperdício e à rotatividade de tendências e roupas.

Comprando em brechós ainda há o benefício adicional de que você está apoiando uma grande causa, que é a moda sustentável. Sem falar da economia, pois uma peça seminova pode ser até 70% mais barata que uma nova.

Moda atemporal

A moda é completamente cíclica, de acordo com os fashionistas. Confira agora quais são as principais peças que sempre valem a pena ficar de olho no @cansei_vendi, e que funcionarão de estação a estação, que são:

Bolsas: As bolsas da Louis Vuitton e Chanel são os acessórios mais procurados do nosso site;

Jaquetas jeans: as pessoas costumam pagam muito dinheiro pelo jeans, que parece ter sido usado há anos, então por que não investir em uma peça seminova de qualidade?

Malhas grossas: as malhas sintéticas mais baratas nem sempre ficam ótimas depois de algumas lavagens, mas peças como cardigãs grossos ou blusas estilo Fisherman nunca saem de moda e geralmente podem ser feitas de uma lã muito resistente.

Blusas de seda: uma blusa de seda simples é atemporal e fácil de encontrar nos brechós de luxo. Muitas têm detalhes bonitos na gola ou botões bonitos que funcionam perfeitamente com as malhas para o inverno.

Saias midi: as saias midi são uma tendência enorme no momento e você pode encontrar algumas estampas incríveis nos brechós de luxo. Se você conseguir encontrar um estilo de corte tendencioso, já ganhou o jackpot da saia!

Vestidos florais: nunca há uma coleção de temporada ou marca que não apresente um vestido floral. Faça uma busca nas categorias vintage nos brechós de luxo e encontre inúmeras estampas florais charmosas estilo dos anos 70, por exemplo.

*FOTO: Revista Vogue Brasil

 

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *