Na hora de criar looks harmoniosos, fazer boas escolhas é fundamental. Estas boas escolhas podem estar relacionadas ao modelo da roupa, ao estilo, à ocasião e principalmente à cor.

Bolsas com até 80% Off

Uma boa combinação de cores faz toda a diferença, e isso inclui também os sapatos. Falaremos um pouco mais sobre a combinação de cores e como ser pontual nas escolhas.

A melhor maneira de combinar cores

Combinar as cores pode parecer uma tarefa simples, mas não é para muitos. Às vezes, o que parece ter sentido na imaginação acaba não sendo a melhor combinação de todas. Por isso é importante poder contar com alguns conceitos no momento de combinar as cores.

Existem dois conceitos básicos que podem tranquilamente ser aplicados à combinação de cores, sendo eles: harmonização e contraste. Na harmonização busca-se elementos que conversem entre si, que possuam a mesma base e a mesma essência, ou seja, que trazem harmonia. No contraste há a presença de elementos divergentes, classificados em diferentes grupos. Pode-se aplicar este conceito simples no momento de decidir a melhor maneira de combinar cores.

Em linhas gerais, é possível combinar peças pertencentes a um mesmo grupo de cores e montar um look harmonioso e monocromático, ou alternar na escolha das cores e enquadrar o look no conceito de contrastes, é claro, sem ir muito longe na variação. Ou, ainda, utilizar o que é chamado de tom sobre tom, que é escolher peças de uma mesma cor, mas em diferentes tonalidades.

Como combinar sapatos e roupas (cores)
Foto reproduzida do Instagram: @cansei_vendi

As roupas possuem o poder de expressar a personalidade, e sendo possível até comunicar algo através dela. Por isso é tão importante pensar na melhor maneira de combinar as cores sem deixar de usar o que transparece o estilo e a personalidade de quem a veste.

Cores que combinam

Por sorte, existem combinações com as quais é impossível errar. Algumas cores formam uma harmonia perfeita e são a melhor alternativa para quem possui dificuldades neste sentido. Separamos algumas combinações para trazer inspiração.

  • Branco: cor coringa, combina com as demais cores facilmente, mas contrastam de uma forma perfeitacom cores mais intensas como vermelho, preto e tons mais escuros de azul.
  • Vermelho: combina perfeitamente com branco, amarelo, azul, preto e verde.
  • Amarelo: a cor faz a combinação perfeita com lilás, azul, violeta, preto e cinza.
  • Rosa: branco, verde, azul, marrom e turquesa são as melhores combinações com a cor rosa.
  • Bege: marrom, esmeralda, branco, preto e vermelho são as combinações ideais.
  • Verde: laranja, amarelo, cinza, creme, dourado, branco e preto.
  • Preto: a rainha das cores, e, assim como o branco, faz combinações adoráveis com todas as cores, a destacar rosa, verde salada, vermelho, laranja e amarelo.
Cores em combinam entre si
Foto reproduzida do Instagram: @cansei_vendi

Não existe nenhuma regra de que essas cores devem ser usadas em conjunto, mas dentro do círculo cromático, elas formam combinações bastante harmoniosas e combinando-as fica mais fácil de acertar na montagem do look.

Tipos de combinação de cores

Quando o assunto é cores, não há como deixar de citar o círculo cromático, ou círculo de cor. Ele é o elemento responsável por ajudar a entender e visualizar possíveis combinações de cores a partir do laranja, amarelo, verde, rosa, azul, roxo e vermelho. Com base nessas cores principais, o círculo de cor vai se “abrindo”, e os tons e combinações vão surgindo. Este círculo é muito utilizado no desenvolvimento de logomarcas, identidades visuais e principalmente na análise de coloração pessoal.

Com o objetivo de explorar ao máximo o potencial do círculo cromático e suas possibilidades, existem seis tipos de combinação de cores, as quais inclusive podem ser aplicadas para a combinação de cores em roupas, acessórios e sapatos. Elas são:

  • Combinação de cores que se complementam: (de contraste ou suplementares) são tons posicionados em lados opostos do círculo cromático, uma saturação máxima com o objetivo de trazer intensidade, vida, destaque colorido.
  • Cores análogas: tons posicionados lado a lado no círculo de cor; é possível combinar até cinco cores adjacentes no modelo de cores análogas. Seu objetivo é trazer calma e harmonia.
  • Tríade ou Triangulação: a harmonização de três cores equidistantes no círculo cromático; trazem um efeito de forte contraste, mas sem deixar a harmonia de lado. Seu objetivo é criar sensações vibrantes.
  • Complementar dividida: variação da harmonização das cores complementares. É feita a escolha de duas cores que se complementam (opostas no círculo das cores) com uma cor primária. Seu efeito é de maior contraste.
  • Quatro em retângulo: combinação de uma única cor primária mais uma cor secundária e duas complementares. Esta combinação traz um aspecto colorido, festivo e alegre.
  • Quatro em quadrado harmônico (90º): combinação de quatro tons equidistantes, cujas cores se diferem, mas são complementares, trazendo um ar dinâmico e divertido.

Estas combinações de cores servem para exemplificar que as variações são múltiplas e possuem um sentido. Vale a pena observá-las para entender qual combinação mais se adequa ao estilo pessoal e parece ser mais lógica.

Combinação de cores em roupas e sapatos

Pensando nisso, é importante incluir a cor dos sapatos nessas combinações, afinal eles também fazem parte da composição do look. Os gostos pessoais são variados, portanto cada pessoa possui em seu closet cores majoritárias e outras não tão presentes. É interessante que haja um planejamento quanto às combinações, pois elas podem mudar completamente a forma como quem as veste costuma se expressar e também têm o poder de transmitir algo para quem as vê.

Combinação de sapato e roupa (Cores)
Foto reproduzida do Instagram: @cansei_vendi

Análise de coloração pessoal

Dentro dessa infinidade de variação e combinação de cores, existem aquelas que são mais harmoniosas entre si, e aquelas que são mais adequadas para cada pessoa individualmente. Existe um estudo chamado análise de coloração pessoal que vem ganhando destaque nos últimos tempos. Este estudo baseia-se em observar quais cores realçam, iluminam ou apagam as nuances do rosto e como elas se comportam com cada pessoa.

Hoje é possível realizar uma análise com uma consultora de coloração pessoal presencialmente ou remotamente, onde ela irá observar o rosto da pessoa a ser analisada e definirá a paleta de cores mais adequada a ela. Esta é uma opção interessantíssima para os que possuem dúvidas a respeito de quais cores usar e qual delas as valoriza mais, e pode ser de grande valia tanto na hora de se vestir para uma ocasião quanto na hora de fazer compras de novas peças.

Estes são alguns pontos fundamentais sobre a combinação de cores em roupas e sapatos que podem auxiliar e ser decisivos no momento de fazer escolhas coerentes. Consulte-as sempre que preciso e compartilhe com outras pessoas.

Bolsas com até 80% Off

You May Also Like