O estilo Chanel conquista muitas gerações e continua a preservar os códigos que conseguiram estabelecer a sua ideia de estilo e elegância, mas isso não é mais novidade pra ninguém. Por exemplo, uma bolsa Chanel é um acessório instantaneamente reconhecível!

Com um olhar visionário, a Mademoiselle Chanel revolucionou a vida das mulheres ao criar a pequena obra-prima, funcional e perfeitamente proporcional: a bolsa Chanel 2.55, em fevereiro de 1955, que orgulhosamente afirma sua diferença com a inteligência e um toque de luxo, atendendo as necessidades de cada mulher.

A famosa e icônica bolsa Chanel 2.55 apresenta um design elegante e luxuoso que nunca sai de moda. Essa bolsa é incomparável e desafia o tempo, atraindo qualquer geração de mulheres. Coco Chanel colocou a sua própria história pessoal nessa bolsa, assegurando um lugar no legado na história da moda.

No post de hoje, vamos te contar detalhes sobre os tipos de couro das bolsas Chanel e as principais curiosidades acerca da sua confecção.

Tipos de couro

É possível observar três tipos de couro na confecção das bolsas Chanel: o tradicional Lambskin (pele de cordeiro), o “Vintage” Lambskin e o Caviar (CalfSkin).

O couro original escolhido para fabricação das bolsas foi o de Pele de Cordeiro Macio (Lambskin), que oferece o mais puro e suave toque. Firmes e extremamente flexíveis, cada bolsa é cortada e tingida por longos períodos para garantir um acabamento natural (bem liso e com um brilho incrível!). Atenção, pois este couro é sensível à umidade e fricção repetida.

Encontrada nos modelos 2.55 Reissue, é utilizado o couro de cordeiro (Lambskin) com um brilho tipo pátina, criada usando uma técnica de “bronzeamento”, que foi especificamente aperfeiçoado por Coco Chanel  para empregar um ar mais vintage ao acessório!

Por sua vez, o couro Caviar é um couro de bezerro granulado, com textura fina e flexível, naturalmente elegante e ideal para todas as ocasiões!

Comparações

LAMBSKIN: Prós e Contras.

– Muito macio, liso;

– Aparência luxuosa e elegante, ideal para sair à noite;

– Precisa de muito cuidado no manuseio;

– Mais propenso à riscos, arranhões, marcas e dobras no couro;

– Pode rasgar com maior facilidade.

CAVIAR: Prós e Contras.

– Textura mais rígida, granulada;

– Democrática, combina para ocasiões diversas (seja de dia ou noite), mas é melhor para o dia a dia;

– Manuseio mais prático;

– Mais durável.

Curiosidades sobre a confecção 

  1. O metalassê inovador inspirado nos casacos dos jóqueis e nas almofadas da sua casa que faziam referência aos vitrais da Abadia em Aubazine, onde Coco cresceu.
  2. O “forro” da bolsa clássica é na cor borgondy, pois Chanel dizia que ficava mais fácil procurar e tirar os itens sobre um fundo colorido, mas podemos encontrar também no preto ou em outras cores que acompanham a cor do couro externo da bolsa. Outro detalhe interessante é que ele também é feito de lambskin, mesmo que o externo da bolsa seja no caviar, por exemplo. É um luxo total!
  3. As partes em metal são todas fabricadas em Paris. É possível perceber que em todos os fechos possui a seguinte marca: CHANEL PARIS, mesmo que seja no verso ou bem discreto.
  4. A Chanel adorava bolsos, ela sempre os achou uma parte essencial na filosofia prática. Na bolsa Chanel podemos encontrar ao todo 07 bolsos. O bolso traseiro é conhecido como o “Sorriso de Mona Lisa”, com suas linhas levemente arrebitadas que ela usava para guardar um dinheiro extra.
  5. O bolso bem pequeninho com zíper encontrado na Aba (Flap!) que contém o fecho, foi batizado pela Coco de bolso “secreto” para esconder todas as suas cartas de amor.
  6. Antes de assinar seu trabalho maravilhoso com um discreto pesponto em forma de “C” duplo, Coco Chanel confeccionou bolsos internos para guardar cartões e cadernos de anotações. O pequeno e inteligente bolso no meio é projetado para um batom!
  7. A outra aba com um fechamento interno foi elaborada para deixar nossos pertences mais seguros! Assim, podemos andar sem preocupação caso viremos a bolsa.
  8. Ao comprar uma bolsa Chanel, localize o número de série dela que fica bem escondidinha, normalmente no cantinho direito! Com ela vem um cartão de autenticidade com o mesmo número.

 

 

 

You May Also Like

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *