A renomada grife espanhola, Balenciaga, sofreu para se adaptar ao comportamento e estilo da mulher moderna, o que levou ao esquecimento da marca. Entretanto, seu renascimento, após a contratação de Nicolas Ghesquière, marcou o universo da moda atual com uma tendência Balenciaga roupas, sapatos e acessórios únicos: a Ugly Fashion. Afinal, quem nunca quis uma renovação da moda com muito estilo e tradição? A Balenciaga tem representado muito bem essas exigências contemporâneas.  

Bolsas com até 80% Off

Para conhecer mais acerca desse novo estilo leia este conteúdo preparado, especialmente, para contemplar a modernidade fashion da marca de luxo.   

Balenciaga: tradição e luxo  

A Balenciaga, ainda hoje, é sinônimo de tradição e luxo. E esses princípios são materializados em suas peças que, apesar da necessidade de proporcionar conforto e praticidade para a mulher moderna que trabalha, pratica exercícios físicos e tem uma rotina agitada, continuam sendo elegantes e glamorosas. 

Bolsa Balenciaga Shopping
Bolsa Balenciaga Shopping XXS – Foto reproduzida do Instagram: @cansei_vendi

A trajetória da marca de luxo é uma das responsáveis por todo esse sucesso atual. Cristóbal Balenciaga veio de uma origem muito humilde e foi apadrinhado pela Marquesa de Casa Torrés, o que possibilitou que se tornasse um excelente alfaiate. Assim, em 1918 fundou sua grife na cidade espanhola de San Sebastian e permitiu a ascensão da alta-costura no país. 

O fundador, preservando e se inspirando na cultura e história hispânica, consagrou-se como uma referência na confecção de roupas perfeitas, resultando na expansão da marca e em muita admiração dos concorrentes. Contudo, toda esta tradicionalidade e representatividade de tecidos e acabamentos alinhados e super elegante não integrou o estilo moderno Prèt-a-porter. Então, na década de 60, Cristóbal Balenciaga se aposenta e sua marca também segue para o esquecimento.

O luxo e a fama foram retomados com a direção do francês Nicolas Ghesquière em 1997, visto que a nova direção conseguiu equilibrar dois princípios elementares de qualquer marca luxuosa: tradição e modernidade.

Essa inovação permitiu o renascimento da grife e a sua propagação pelo mundo. Atualmente, quem representa o novo estilo de bolsas Balenciaga, roupas, sapatos e acessórios é o designer de moda Demna Gvasalia. 

Bolsa Balenciaga Motorcycle
Bolsa Balenciaga Motorcycle grande – Foto reproduzida do Instagram: @cansei_vendi

O que é a tendência Ugly Fashion?  

A moda depende do estilo de vida, do gosto e da preferência da população. Ou seja, a moda não é definida por uma novidade criada por um renomado estilista, mas sim consiste em peças e estilos que cativam um público e tornam-se referência de bom-gosto. E isso é exatamente o que aconteceu com a Ugly Fashion.

A Ugly Fashion, conhecida como moda feia, ao contrário do glamour dos saltos agulha e dos vestidos de alta-costura, tem um enorme apreço pela praticidade, pela funcionalidade e pelo uso corriqueiro a fim de proporcionar um desconforto aos olhos. E, claro, além do fato das pessoas estarem cansadas das mesmas cores e estampas, essa moda se concretizou devido ao movimento feminista, que valoriza a mulher livre e independente. 

Diante de tantas mudanças, é possível afirmar que a Balenciaga é uma das principais representantes, se não a fundadora, da moda feia. Aposto que você conhece o famoso tênis feio, não é mesmo? Pois é, esse é um ícone da moda atual e foi criado pelo diretor criativo Demna Gvasalia em 2017. Ah, e vale lembrar que não é o único produto da grife inspirado, ou inspirador, da moda feia. Por isso, listamos mais alguns itens representantes da Balenciaga: roupas, sapatos e acessórios com a tendência Ugly Fashion. 

Balenciaga Sapatos 

O Sneaker Triple S, o icônico tênis feio, é um fenômeno que reconfigurou a estética da indústria da moda. Esse novo modelo é considerado um dos mais queridinhos da marca de luxo e é quase impossível abrir alguma rede social e não ver ele. O tênis foi lançado em 2017, transformando-se em somente o início da Uglys Fashion Balenciaga.

tênis Balenciaga
Foto reproduzida do Instagram: @sophiadorena

O Tyrex Low, lançado em 2020, é o novo representante da tendência de tênis da grife. Embora siga o mesmo modelo, essa novidade consegue ser muito mais inquietante, se aproximando de um tênis de ciclismo. 

Além dos tênis Balenciaga, na coleção Primavera/Verão 2018 o inovador diretor criativo da marca apostou no retorno do sapato Crocs para a marca. Mas, desta vez, o modelo é uma plataforma com alfinetes para personalização. A versão inicial do sapato também foi lançada em 2017.

Balenciaga Roupas 

A Balenciaga roupas também não fica para trás no requisito Ugly Fashion.

Apostando em roupas práticas, esportivas e mais úteis para o público feminino, a marca de luxo se inspira no estilo streetwear desde 2017. As roupas são compostas por um modelo arquitetônico e moderno junto ao estilo tradicional do espanhol Cristóbal Balenciaga. Assim, a essência é transposta em looks volumosos, com estampas variadas e clássicas, como o jeans e o xadrez. 

Em 2020, considerando seu dever criativo e visionário, Demna trouxe a alta-costura de volta para as passarelas. Mas, claro, com todo o caráter inovador do designer, concretizando uma moda representativa das formas e atitudes da alta-costura, bem como de um guarda-roupa moderno e prático.

Essa “street-couture” parte de roupas básicas para a rotina, como o terno de trabalho, o suéter, a camisa, a jaqueta jeans e o trench-coat, atualizadas para o século 21 com uma inspiração na essência fundadora. Logo, os blazers são compostos por barras volumosas e arredondadas, as jaquetas apresentam golas, os vestidos e saias de alfaiataria são combinados com volumes estruturados e camisas com a barra circular. 

Balenciaga Acessórios 

Os acessórios da marca de luxo são uma tendência Ugly Fashion, assim como a Balenciaga roupas, bolsas e sapatos. 

Valorizando as estruturas longas, os volumes, as cores e o tamanho, os acessórios, como os brincos, as bolsas, os perfumes e a armação de óculos Balenciaga, também destacam uma moda feia. 

Há, por exemplo, a coleção de bolsas com o formato da Hello Kitty. Ou os brincos em formato de alfinete, de tampa de garrafa e de cadeado. Tudo muito moderno e diferente, não é mesmo?

Apesar da tendência Ugly Fashion influenciar diretamente nas Balenciaga roupas e sapatos, as peças mais tradicionais e clássicas continuam representando a marca de luxo, o que permite agradar inúmeros estilos e personalidades.

Agora, se você gostou da modernidade e inovação que envolvem o mundo da moda, curta e compartilhe este conteúdo!

 

Bolsas com até 80% Off

You May Also Like